quarta-feira, 28 de julho de 2010

Muito mais do que música... Sentimento!

Um dos melhores exemplos de música de verdade, é a banda de rock inglesa Pink Floyd, que através de composições bem elaboradas (tanto no lado instrumental como nas letras, por ter vertentes progressivas e psicodélicas) consegue transmitir um grande "feeling", onde só os mais acéfalos e sem cultura não conseguem apreciar o som.
Na verdade, o foco desse post são os vídeos.
Seguem abaixo:

Pink Floyd - Wish You Were Here (Live at Pulse)


Pink Floyd - Coming Back To Life (Live at Royal Albert Hall)


Dedicado à Jo *-*

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Só um pensamento...

Como se define o amor?
Parece uma pergunta sem resposta racional, em vista do que o amor significa para as pessoas hoje em dia. É algo tão banal, como se fosse um título que se impõe a alguma coisa.

AMOR
(latim amor, -oris)
s. m.
1. Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atracção!atração; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa (ex.: amor filial, amor materno). = afecto!afeto ≠ ódio, repulsa
2. Sentimento intenso de atracção!atração entre duas pessoas. = paixão
3. Ligação afectiva!afetiva com outrem, incluindo geralmente também uma ligação de cariz sexual (ex.: ela tem um novo amor; anda de amores com o colega). (Também usado no plural.) = caso, namoro, relacionamento, romance
4. Ser que é amado.


Já postei antes sobre amor, mas, dessa vez é diferente.
Como essas definições soam pra ti? O que elas representam, e como se encaixam na sua vida?
Eu acho que depois de passar por tanta coisa, eu comecei a fugir do amor. Acho que ele tinha virado sinônimo de "Atilio ferrado" pra mim.Mas as coisas mudam, muitas pessoas passam pela gente. Acho que é possível absorver um pouco da parte boa de cada um. Hoje eu já começo a pensar. Acho que o tal amor, não precisa ser sempre sinônimo de "derrota". Acho que no final das contas, deve valer a pena, amar alguém. Ou isso, ou todo mundo é trouxa de acreditar nisso.
Ou será que eu estou sendo induzido inconscientemente a pensar isso? Vai saber...
Mas hoje, eu gosto de alguém, e não é mais a mesma besteira de antes, não me parece mais aquela coisa imatura de adolescente. Não que eu seja um adulto, tô longe disso. Só não me parece mais aquelas besteirinhas.
O que virá? Não sei.
Vamos esperar que os bons ventos continuem para descobrir. =]




domingo, 18 de julho de 2010

Onde deveria haver música há... Lixo?

A falta de cultura musical é um real problema. Tudo o que temos, são “músicas” sem fundamento nenhum, sem propósito, sem nada a dizer.

Frequentemente, ao sairmos à rua, somos submetidos à sessões de tortura, tendo que ouvir a tal música “pop”, sendo este o termo usado para designar toda a música que esteja em alta no momento, que seja um parâmetro de moda, nova tendência. Logo, o “pop” vem de “popular”.

Música é uma das muitas formas da arte, tendo em sua essência, a expressão do sentimento. Podemos dizer então, que essas músicas populares, não são música? Podemos mantê-las longe dessa definição?

Em sua grande maioria, são efeitos eletrônicos arranjados por alguém através de aparelhagem apropriada, com letras comerciais, clichês, sem sentido, e sendo de autoria de terceiros, sem influência dos intérpretes, esses, que são moldados conforme uma imagem a sem seguida pela massa.

Um dos grandes males da pobre cultura sonora é o funk carioca – que desvirtua completamente o nome “Funk”, originário dos anos 50 nos EUA, onde era uma mistura de Rythm and Blues e Soul – e nos últimos cinco anos ou mais, só tem ganhado seguidores, pelo país, apreciadores da falta de conteúdo.

Muitos dos ouvintes desses estilos diriam: “É bom pra dançar”, “É divertido”, “Todo mundo ouve”. A ignorância e falta de fundamento dessas falas é clara, não podendo nem ser chamados de argumentos.

Já para os músicos que se esforçam para fazer “barulho” de qualidade, só resta a força de vontade e um pouco de sorte, esperando que o lixo, vá para o lixo.


Mark Knopfler - Guitarrista solo, vocalista, compositor e líder da banda Dire Straits.