sexta-feira, 10 de julho de 2009

Musicalidade é tudo...

Entre os guitarristas, é muito discutida a questão do calibre das cordas.
O encordoamento mais popular do mundo, é o chamado 0.09, onde a espessura da primeira corda é de 0.09 polegadas, aumentando gradativamente conforme a tensão que será aplicada nas demais.
Mas a questão é: Para os guitarristas de hoje em dia, qual é a graça de um encordoamento 0.09?
Prós: O guitarrista pode fritar a vontade.
Contras: Falta sustain no som, não há peso nos riffs, é estupidamente fácil de arrebentar.
Pra mim, isso é ridículo. Com essa onda de virtuose exagerada que assola o mundo do rock desde meados dos anos 80 e assombra meus piores pesadelos, a maioria das pessoas que se interessam em aprender a tocar esse belo instrumento, querem ser o mais rápido possíveis, como se fosse uma porra duma competição de velocidade. LIXO!
Dois dos meus maiores ídolos, Mark Knopfler e Eric Clapton, são guitarristas da velha escola e normalmente usam 0.09 em suas guitarras. Mas eles são Mark Knopfler e Eric Clapton!!! Responsáveis por grandes mudanças no mundo da música, na cultura social, em tudo! ELES PODEM!
Já, outros grandes ídolos meus: Jimi Hendrix, usava 0.11, e é para mim, o maior guitarrista e um dos maiores músicos de todos os tempos. Stevie Ray Vaughan, 0.11, 0.13 e até 0.18! O guitarrista mais "forte" que já caminhou pela face do planeta.
Stevie Ray Vaughan em Montreux '82: Época do 0.13 e pegada de sobra.
Angus Young, 0.10, ligados bem rápidos e timbre tirado na pegada, nada de cordas de frescos e aparelhagem digital.
Tony Iommi, o pai do metal, um dos meus guitarristas preferidos, usa 0.08 nas guitarras, mas por não ter a ponta de 2 dedos de uma das mãos. E mesmo assim, olha o som, a criatividade do cara.

Puta merda, eu me indiguino ao ver guitarristas como Yngwie Malmsteen (bixa gorda), Tiago Della Vega (bixa metida) ou Michael Angelo (bixona velha), que não sabem colocar suas notas de maneira melodicamente correta, tão sempre fritando, queimando e jogando notas fora, estragando músicas, sempre com encordoamentos que variam entre 0.08 e 0.09. Simplesmente balaqueiros. Aff...
Pra mim, isso não é saber tocar, isso é saber ser chato, e é por isso que odeio esses frescos.
Cadê os guitarristas do estilo de David Gilmour, que fazem 1 nota valer por todas essas 500 desses virtuosos? VELOCIDADE NÃO É SINÔNIMO DE TOCAR BEM!
Mas não podemos generalizar falando de virtuosos. Guitarristas como Randy Rhoads (em memória), Eddie Van Halen e Steve Vai, tem seus nomes cravados na história da guitarra e da música em geral, por seus grandes trabalhos e grande musicalidade. Um baita guitarrista que se enquadra nesse estilo de virtuoso controlado, é Rodrigo Campagnolo, reconhecido nacionalmente e que é aqui da minha city. =)
Resumindo:
- Eu acho inútil usar 0.09 ou menor hoje em dia. É babaca, e é por isso que eu uso 0.11. (PS.: 0.10 é um ótimo encordoamento também)
- Acho inútil pegar uma guitarra com 0.09 só pra ficar fazendo competição de velocidade. Se quer provar que é um bom guitarrista, crie algo novo que tenha uma musicalidade agradável. Pode ser lento como uma tartaruga, mas se for uma melodia criativa e bem encaixada, pode contar que eu vou escutar.

Post dedicado (e com todo respeito) ao meu amigo Halen, que tem uma Ibanez com 0.09 e toca Arpeggios From Hell pra mim nos ensaios. xD

6 comentários:

  1. Mininu inteligente! =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um bostinha . que não sabe nada .
      arruma outra que esse é não sabe o que diz .

      Excluir
  2. vai da o cú guitarrista buceta

    ResponderExcluir
  3. babaca num sabe tocar e inventa essas merda. filha duma puta

    ResponderExcluir
  4. Caro colega, me desculpe mas esse foi o pior texto que já li sobre o assunto... Vamos fazer algumas correções? Hendrix usava 09 e terminava no bordão 038 mais leve ainda que o padrão de hoje que é 042 para o Mizao do jogo 09... Steve Ray Vaughan que usava 013 meio Tim abaixo (o cara é um verdadeiro monstro) passou a usar cordas mais leves próximo de sua morte,
    Bem provável que se ele estivesse vivo hoje em dia estaria sofrendo de uma baita tendinite segundo estudos... Esse MITO, de que cordas acima de 010 é pra cabra macho, e abaixo de 09 pra moça é uma grande de uma bobagem, o pior é que esse tipo de conteúdo os iniciantes acabam lendo e começando errado, dificultando seu aprendizado... Van Hallem 09, Jimi Page 09, Angus Young 09... Preciso dizer algo mais? Usar cordas mais grosas pq a pessoa tem uma mão pesada, ou pq prefere o timbre é uma coisa... Agora usar só pra achar que é o cabra macho? Isso sim é pagar mico... Abraço

    ResponderExcluir
  5. ABSURDO!!!
    CARA ESCREVEU UM MONTE DE BOSTA .
    sabe tocar nada !

    ResponderExcluir